Um ano atrás foi postado aqui nesse site 5 filmes de terror asiáticos recentes que você precisa assistir mas não são só os filmes de terror que podem desgraçar nossa cabeça, te deixar em choque e encolhido na cadeira. Como passou da hora de voltar a postar sobre filmes, dessa vez eu preparei indicações de filme de thrillers psicológicos que são tão pesados e assustadores quanto um filme de terror.
Uma característica desse gênero é explorar os aspectos mais profundos da mente humana, enfatizando o estado mental de seus personagens: suas percepções, pensamentos, suas motivações obscuras, fraquezas e na sua luta para compreender a realidade. Com o objetivo principal de envolver o público em uma trama complexa e instigante, gerando tensão emocional e mantendo-a no limite.
Essa lista contém filmes com historias pesadas com reviravoltas tão inesperadas que vão te deixar sem saber o que esperar ou em quem confiar até o final.
I Saw the Devil
"Ang-ma-reul bo-at-da", também conhecido como "I Saw the Devil" é um filme sul-coreano de 2010 dirigido por Kim Jee-woon. em 2011 estreou nos cinemas americanos onde teve em sua maioria críticas positivas e ganhou vários prêmios em festivais internacionais de cinema.
Jang Kyung-chul é um psicopata sanguinário que mata por prazer que está à solta pela Coreia do Sul. Um dia, a noiva do agente secreto do Serviço de Inteligencia Nacional do pais Kim Soo-hyeon se torna vitima deste serial killer sádico e seu corpo é encontrado em um horrível estado. Então um violento jogo de vingança se inicia entre o agente fora de si e determinado a encontrar e se vingar do culpado pela morte de sua noiva e um assassino genial e inescrupuloso que não é só um simples psicopata.
O filme da uma sensação meio Death Note onde 2 personagens muito inteligentes estão jogando um jogo de gato e rato onde o perdedor será morto, de um lado um agente federal fazendo as coisas mais condenáveis em busca de fazer sua justiça com as próprias mãos e do outro um dos psicopatas mais filhas da puta do cinema.
Rastros de um Sequestro
Um dos primeiros filmes coreanos originais Netflix disponível no catalogo do Brasil, Rastros de um sequestro de 2017 tem roteiro e direção por Jang Hang-jun.
No filme acompanhamos Jin-Suk, quando sua família se muda para uma casa nova seu genial irmão mais velho Yoo-Suk é sequestrado sem motivo e desde então todas as noites Jin-Suk sofre de alucinações e pesadelos. Porém 19 dias depois seu irmão retorna, mas sem nenhuma lembrança do sequestro, Ao perceber que Yoo-Suk está muito diferente nosso protagonista tenta entender a verdade sobre seu desaparecimento e vai descobrir segredos sombrios e perturbadores que sua família guardou por anos e que o levaram a questionar sua própria sanidade.
O filme tem atmosfera sombria com alguns momentos arrepiantes, desde o inicio do filme a gente se questiona qual dos irmãos é o psicótico da historia mas o roteiro é tão envolvente até a gente vai ficando meio maluco também querendo saber como aquela trama será resolvida.
Confissões
O filme japonês foi lançado em 2010, dirigido por Tetsuya Nakashima. O filme é baseado no romance de mesmo nome escrito por Kanae Minato. O filme recebeu aclamação da crítica por sua abordagem inovadora, atmosfera intensa e atuações poderosas. O filme foi elogiado por sua direção visual estilizada e roteiro complexo. Ele ganhou vários prêmios e se tornou um sucesso de bilheteria no Japão, sendo reconhecido como um dos melhores filmes do país na década de 2010.
A conclusão da policia foi que a morte da única filha da professora Yuko Moriguchi foi acidental mas ao contrário do que diz a investigação, ela sabe que foi um assassinato e chega a conclusão que dois alunos de sua classe são os responsáveis pelo crime. Antes de deixar a escola devido ao luto ela trama um terrível plano de vingança.
O roteiro intenso aborda temas sensíveis como bullying, negligência familiar e criticas a lei japonesa. Também questiona a natureza humana e os limites da vingança. Com uma narrativa não linear, todo momento acompanhamos a trama do ponto de vista de um personagem diferente apresentado novas detalhes o que mudam o tempo todo a nossa percepção do filme.
A Ligação
Filme coreano lançado na Netflix em 2020, Dirigido por Chung-Hyun Lee. O filme se trata de um remake de The Caller, terror sobrenatural britânico e porto-riquenho de 2011 dirigido por Matthew Parkhill.
Na trama acompanhamos uma jovem mulher solitária que acaba de se mudar para uma casa nova chamada Seo-yeon, ao encontra um antigo telefone ela passa a receber ligações de uma mulher chamada Young-sook, porém enquanto nossa protagonista está em 2019 essa mulher desconhecida está ligando de 20 anos no passado, em 1999. Quando Seo-yeon recebe a ajuda de sua nova amiga para evitar a morte de seu pai sua vida vai mudar para sempre... para pior, ao descobrir que Young-sook é uma serial killer.
Esse filme tem muito uma pegada Efeito Borboleta, onde ao mudar acontecimentos do passado mudam drasticamente o presente. Em muitos filmes já vimos o embate de protagonistas contra serial killers mas o fato da antagonista está no passado geral muita aflição pois só ela pode mudar o presente enquanto a protagonista só pode reagir sem poder de mudar o passado.