Nova enquete realizada pelo site Charapedia perguntou para seus leitores quais seus animes/mangás de culinária favoritos, veja a lista com os títulos mais votados abaixo.
11° - Gourmet - Com 235 votos
Mangaká: Jiro Taniguchi (arte) e Masayuki Qusumi (Roteiro)
Gourmet já foi publicado no Brasil pela editora Conrad em 2009 e deve ser relançado pela editora Devir ainda esse ano, completo em apenas um volume
Sinopse: Gourmet leva você a lugares e restaurantes reais no Japão, onde descreve as experiências do protagonista, expectativas e, é claro, refeições. O que de primeira pode parecer um tema tedioso, torna-se uma jornada pelos pratos e culinária japoneses, com detalhes riquíssimos e análise profunda dos hábitos alimentares de lá.
10° - Cooking Papa - Com 240 votos
Cooking Papa é uma série de mangá seinen escrita e ilustrada por Tochi Ueyama. Os capítulos da série são serializados na antologia de mangá Weekly Morning desde 1985. A história gira em torno de Kazumi Araiwa, um homem assalariado que cozinha bem. Ele compartilha seu amor de cozinhar com os seus amigos, colegas de trabalho e família.
9° - Toriko - Com 280 votos
Mangaká: Mitsutoshi Shimabukuro
Publicado no Brasil pela editora Panini. É um mangá de porrada, aventura e comedia, publicado na revista Shonen jump de 2008 a 2016 e tem uma adotação em anime com 147 episódios.
8° - Chūka Ichiban! - Com 296 votos
Mangaká: Etsushi Ogawa
Publicado no Brasil pela editora Panini. É um mangá de porrada, aventura e comedia, publicado na revista Shonen jump de 2008 a 2016 e tem uma adotação em anime com 147 episódios.
8° - Chūka Ichiban! - Com 296 votos
Mangaká: Etsushi Ogawa
O manga se passa durante uma fictícia China do século XIX, onde chefs de todo o país competem em testes culinários de habilidade, e ser um master chef confere respeito e autoridade. A história centra-se em Liu Mao Xing, um jovem chef da província de Szechuan que aprende a cozinhar com a sua mãe. Depois de salvar o restaurante da sua mãe, Mao embarca numa jornada para se tornar um Super Chef, batalhando com outros chefs com diferentes estilos de cozinha pelo caminho, e lutando com as conspirações da Dark Cooking Society.
7° - Amaama to Inazuma - Com 348 votos
Mangaká: Gido Amagakure
Mangá spinoff gastronômico de Fate / Stay Night.Mangaká: Gido Amagakure
Mangá seinen, slice of life, publicado desde 2013 no japão pela revista Kodansha's Good! Afternoon e possui 12 volumes encadernados. teve uma adptação em anime em 2016 com apenas 12 episódios.
6° - Mister Ajikko - Com 359 votos
Mangaká: Daisuke Terasawa
Publicado na Weekly Shōnen Magazine de 1986 até 1989, tem uma adaptação em anime com 99 episódios. Conta a historia de Ajiyoshi Yoichi é um prodígio da culinária que gerencia um restaurante junto com sua mãe.
5° - Gourmet Girl Graffiti - Com 373 votos
Mangaká: Makoto Kawai
Mangá 4-koma, seinen, slice of life. Possui uma adaptação em anime com 12 episódios. A história segue Ryo, uma garota do ensino médio que mora sozinha. Ela tem um talento especial para cozinhar e faz amizades com todos através de sua comida.
4° - Oishinbo - Com 478 votos
Mangaká: Akira Hanasaki (Arte) e Tetsu Kariya (Roteiro)
É o mangá mais longo da lista, em publicação desde 1983 e possui 111 volumes encadernados. já teve adaptação em anime, serie de tv e filme. É um seinen.
3° - Emiya-san Chi no Kyou no Gohan - Com 489 votos
Mangaká: TAa
2° - Shokugeki no Soma - Com 597 votos
Mangaká: Shun Saeki (Arte) e Yūto Tsukuda (Roteiro)
Mangá publicado no Brasil pela editora Panini com o titulo Food Wars, originalmente publicado no Japão pela revista Shonen Jump.
Sinopse: Soma Yukihira é um estudante que trabalha como cozinheiro no pequeno restaurante de sua família onde treina incansavelmente suas habilidades culinárias com um só propósito: superar o seu pai! Porém, tudo muda no dia em que o velho decide enviar seu filho para uma renomada escola de gastronomia! Começa aqui uma deliciosa e empolgante jornada culinária!!