29 de setembro de 2014

Masami Kurumada vs Rob Liefeld - Os Melhores do Mundo


A gente já visada fazer uma matéria sobre esses dois ícones dos quadrinhos mainstream há um tempo, porque admiramos - de uma maneira diferente - ambos os artistas. 

De um lado temos o Mestre Masami Kurumada, criador do famoso Saint Seiya, aqui conhecido como Os Cavaleiros do Zodíaco, carinha manjada de quem curte animações japonesas.
Do outro lado temos o Mestre Rob Liefeld, nome conhecido dos fãs da Marvel, criador de grupos como os X-Force e o hoje-famoso Deadpool.
Você poderia perguntar "Versus? Mas por que diabos eles iriam brigar?" Bem, senhores, a resposta é muito complexa para ser apenas respondida em poucas palavras. 
MASAMI KURUMADA

Masami Kurumada é um escritor e desenhista de mangás nascido na cidade de Tóquio, no Japão. Suas obras mais conhecidas são 
B't XFūma no KojirōRing ni Kakero e sua masterpiece, Saint Seiya, que por ser a mais famosa usarei como referência principal.
A animação de CDZ era uma beleza naquela época. Assim como todos (?) os jovens eu me amarrava em ver aquelas armaduras brilhantes e golpes fantásticos sendo desferidos pelos Cavaleiros em geral, mas nunca tinha parado para conhecer o trabalho original em mangá. Na verdade eu até já tinha visto, mas nunca reparado realmente nas habilidades artísticas dele e, cara, são pouquíssimas. Para o processo de animação de um mangá o estúdio envolvido possui uma equipe de artistas, que animas as cenas quadro-a-quadro e etc - um trabalho bem exaustivo -. Tudo é baseado no mangá original do e, as vezes, consertam algo ali, censuram algo acolá, coisas necessárias. O engraçado é que no caso de Cavaleiro dos Zodíacos tu vê que deram uma melhorada significativa, outro traço.
Saca só:




Acho que todo desenhista deve ter, no mínimo, criatividade e um conceito. Criatividade ele teve com o lance do Zodíaco e armaduras, que realmente é uma ideia maneira, mas para por aí. Não vou entrar em detalhes sobre os furos no roteiro do mangá, mas os mangakas da época do Kurumada tinha muito em comum quando o assunto era arte, como é o caso do Go Nagai e Akira Toriyama, com um traço tradicional da época que era pouca realista e alguns até com erros de anatomia, mas nenhum chegava aos pés do Mestre Kurumada. Há desenhos que achamos estranhos e feios, mas que são propositais, algo natural do conceito do artista, mas eu duvido que no caso do Kurumada seja só estilo.

Olha essa mão! Sensacional!

Aqui foi ele recriando uma das capas de Clash of the Titans. Dá uma olhada na expressão do Teseu.
Exemplo de criatividade. Não, nenhum deles é o Seiya.

Além de desproporcional, temos uma anatomia repleta de poses mecânicas e repetitivas. E maioria das cenas de batalha não proporcionam sensação de ação nenhuma.

Há algum fã que não assuma a falta de habilidade do Kurumada? Um dos mangakás mais editados digitalmente da história da animação japonesa... não me entenda mal, não estou reclamando, é claro. HUHUHA mas se você pensou que só o Mestre Kurumada é capaz de atingir o nível de profissionalismo mestre, quase beirando ao genial, é porque não conhece o próximo e mais controverso quadrinista dentre todos.

Robert "Rob" Liefeld

Rob Liefeld nasceu em Los Angeles, nos Estados Unidos e, desde cedo, mostrava talento para o desenho. Ficou bastante conhecido nos anos 90 quando escreveu e desenhou histórias para Marvel, como X-Men Uncanny, X-Force e New Mutants. Além disso, o cara criou (?) personagens bem legais como o Cable e o Deadpool.
Também, em uma das piores fases da Marvel - envolvendo falência - Rob Liefeld foi convidado à participar de uma megasaga da editora, que prometia ser grande: Heróis Renascem, onde era re-contada a origem de heróis consagrados. O Mestre Liefeld ficou encarregado do Capitão America e o resultado foi desastroso:

Artistas chegaram a recriar essa abominação sem as roupas, e é ainda mais bizarro.


Insatisfeito com a Marvel por inúmeros motivos, como estar ganhando pouco e não ter domínio sobre seus personagens, saiu em 92 junto com outros artistas como Jim Lee, Todd MacFarlane e Marc Silvestri para criar a editora Image Comics, que chegou a ser a número dois na época, ficando atrás apenas da Marvel.
Veja alguns de seus trabalhos na Marvel, na Image e na Maximum Press:




Desenhos ruins, corpos e membros desproporcionais, imensos e tortos, garotas quebradas e sem costelas, cabeças pequenas, armas ridiculamente enormes, além personagens muito parecidos com outros já existentes, como esse Warchild e o próprio Deadpool que despensa comentários.

Depois de enfrentar problemas com seus colegas, que questionavam sua condição de CEO da empresa, de copiar o trabalho de outros artistas e de financiar uma empresa sua usando a Image, ele foi "convidado" a se retirar, se demitindo em 96.
Em 97 ele fundou a Awasome Comics e tentou emplacar plots não publicados do Cap. America dos tempos da Marvel em um antigo personagem de Jack Kirby e Joe Simon, o Fighting America.




O problema é que os caras cobraram muito caro para licenciar o personagem para Liefeld. Liefeld então promiscuamente cria o seu próprio personagem, o Agente America fazendo com que a Marvel entre em uma briga legal alegando plágio de seu personagem.

Depois de um acordo controverso entre ambos, Liefeld conseguiu os direitos do Fighting America, contanto que sua versão do personagem não jogasse o escudo e que tivesse alterações no uniforme para diferencia-lo do Capitão. Ele também emplacou uma série de histórias do Supremo, com Alan Moore (Watchmen).
Sim, até o próprio Moore assumiu a homenagem ao Super.
Outros plágios e aberrações:
Na esquerda temos G.I Joe e na direita o Cable na mesma pose e com arma e pente idêntico.
Há algumas capas do Deadpool satirizando inúmeros filmes como O Silêncio dos Inocentes, Tubarão, Uma Linda Mulher... mas não essa.

Chega a ser ofensiva a falta de habilidade dele. Como é que publicam isso?

Veja bem, poderíamos ficar aqui nos divertindo com seus desenhos para sempre, mas demora bastante pra editar uma matéria escrita dessas. Se ficar com saudades, existe o Porra, Liefeld e o The 40 Worst Rob Liefeld Drawings.
Se achou a matéria injusta, divertida ou tem alguma outra opinião, comente.



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