Menu

14 de dezembro de 2024

Os 10 melhores mangás de Osamu Tezuka


   Osamu Tezuka (1928–1989),  conhecido como o "Deus do Mangá", foi um dos maiores e mais influentes artistas de quadrinhos do Japão.  Desde sua estreia em 1946 o mangaká criou mais de 700 obras de mangá, totalizando cerca de 150.000 páginas desenhadas, e dirigiu ou supervisionou mais de 60 projetos de animação.  Ele é creditado por revolucionar a indústria de mangás e animes, estabelecendo muitos dos estilos e convenções visuais que ainda são utilizadas hoje.

  Confira nesse post o resultado de uma pesquisa realizada no Japão pelo site ranking.net, que pediu para seus leitores avaliassem os principais mangás de Osamu Tezuka.  Veja abaixo as obras mais bem recomendadas.

1° - Black Jack

   Osamu Tezuka era formado em medicina e tinha licença como médico. Black Jack é um mangá shonen de medicina sobre um misterioso e genial cirurgião não licenciado que trata de pacientes com doenças incuráveis por uma boa quantia em dinheiro.  Foi publicado de 1973 até 1983 na revista Shounen Champion e completo em 25 volumes.

2° - Fênix


  Fenix ( Hi no Tori no original) é um mangá shonen épico e inacabado de Tezuka.  nesse mangá o autor nos trás várias histórias independentes e ambientadas em diferentes períodos históricos conectadas pela presença figura mística da Fênix e narra a busca pela imortalidade de diversas civilizações.  Foi publicado de 1966 até 1988 e possui 16 volumes.  O mangá é publicado no Brasil pela editora JBC.

3° - Astro boy


  Astro Boy (Tetsuwan Atom no original) é um clássico mangá shonen de ficção cientifica futurista que conta a historia do menino robô Astro Boy, criado pelo Dr. Tenma após a perda de seu filho.  Após ser abandonado pelo criador, nosso protagonista detentor de super poderes é treinado pelo Professor Ochanomizu que faz dele um super-herói a serviço da justiça e da proteção da humanidade.  Foi publicado de 1951 até 1968 e completo em 21 volumes.  O mangá é publicado no Brasil pela editora JBC.

4° - Buda

  Esse mangá é uma recriação ficcional da vida de Sidarta Gautama, o príncipe que se tornou o Buda, fundador do Budismo.  A série se tornou um texto básico em templos budistas para jovens adultos e adolescentes aprenderem sobre a vida do Buda.  O mangá foi publicado originalmente no Japão entre 1972 e 1983 na revista Kibou no Tome e foi completo em 14 volumes encadernados.  O mangá é publicado no Brasil pela editora JBC em 8 volumes.

5° - A Princesa e o Cavaleiro

  A princesa e o cavaleiro (Ribbon no Kishi) foi Publicado originalmente entre 1953 e 1956 na revista Shojo Club Completo originalmente em 3 volumes encadernados no Japão, é um marco na história dos mangás shoujo, sendo um dos primeiros títulos a estabelecer as bases do gênero, tanto em narrativa quanto em estilo artístico.  A história gira em torno de Sapphire, uma princesa que nasce com um coração masculino e feminino, ela é obrigada a viver como um príncipe para garantir o direito ao trono, enquanto luta para esconder sua verdadeira identidade como mulher.  O mangá foi publicado no Brasil pela editora JBC em 2 volumes.

6° - Dororo

  Dororo é um mangá shonen de fantasia sobrenatural ambientado no Japão feudal, Dororo, um jovem ladrão órfão que acompanha Hyakkimaru, um poderoso ronin caçador de demônios.  Antes do nascimento de Hyakkimaru, seu pai, um senhor feudal ganancioso, fez um pacto com 48 demônios e deixou que cada um deles pegasse um pedaço do corpo de seu filho em troca de conceder-lhe grande poder.

  Hyakkimaru nasceu sem braços, pernas, olhos, ouvidos, nariz ou boca, e após ser jogado em um rio por seu pai, ele foi resgatado e criado pelo Dr. Honma, que lhe fez membros artificiais e o ajudou a aprender a lutar contra os demônios.  Cada vez que ele derrota algum, ele recupera um pedaço de seu corpo e agora ele e Dororo viajam juntos pelo interior devastado pela guerra.

  Dororo foi publicado originalmente no japão entre 1967 até 1968 e completo em 4 volumes encadernados. Publicados no Brasil pela NewPOP Editora.

7° - Kimba: O Leão Branco

  Kimba, o Leão Branco (Jungle Taitei no original) é um mangá shonen que foi publicado originalmente entre 1950 e 1954 no Japão e completo em 3 volumes.  Conta a historia do jovem leão Kimba, que vê seu pai ser morto. Após fugir, ele precisa voltar para a selva e assumir o trono.  O mangá foi publicado no Brasil em volume único pela NewPOP Editora.

  Muita gente na internet aponta muitas semelhanças significativas entre esse mangá e o filme de animação Rei Leão da Disney de 1994,  até o nome dos protagonistas é semelhante (Kimba e Simba).  Mas Disney nunca reconheceu oficialmente Kimba como uma inspiração para O Rei Leão.

8° - Recado a Adolf

 Recado a Adolf (Adolf ni Tsugu no original) é Um seinen de  romance histórico ambientado no Japão e na Alemanha na época da Segunda Guerra Mundial e é centrada em três homens, todos chamados Adolf.  O jovem judel Adolf Kami, seu amigo de infância e   filho de um oficial alemão nazista, Adolf Kaufmann, e o líder da Alemanha nazista, Adolf Hitler.  Originalmente publicado no Japão de 1982 até 1985 e completo em 4 volumes.  Publicado no Brasil pela editora Pipoca e Nanquim e completo em 2 volumes.

9° - A Nova Ilha do Tesouro

  A nova ilha do tesouro (Shin Takarajima no original) é a primeira grande obra do mangaká, publicada em 1947 e completa em apenas um volume encadernado.  Esse mangá é importantíssimo para a historia dos mangás,  Ele definiu padrões narrativos e visuais que influenciam mangakas até hoje.  Voltada para o publico infantil e muito livremente inspirado na Ilha do Tesouro de Robert Louis Stevenson e conta a historia de Pete que acaba de encontrar um mapa do tesouro depois que seu pai morreu. Ele embarca em uma aventura com seu cachorro e seu amigo capitão, mas um bando de piratas está lá para atrapalhar sua vida.  Foi publicado no Brasil pela NewPOP Editora.

10° - Mitsume ga Tooru
  Um mangá de inspiração ocultista raro entre as obras de Tezuka.  
Mitsume ga Tooru conta a historia de Sharaku, um adolescente careca e baixinho que vive com um curativo na testa, ele tem uma personalidade infantil e inocente e sofre bullying na escola,  porém debaixo do curativo esse menino esconde um terceiro olho,  que ao ser aberto, nosso protagonista muda completamente de personalidade e se torna um garoto frio, cruel, inteligente também revela poderes hipnóticos, telecinese e de feitiçaria.

  Acontece que Sharaku é na verdade descendente de uma linhagem de demônios e tem a missão final de destruir a humanidade.  O mangá foi publicado de 1974 até 1978 na revista Shounen Magazine e é completo em 13 volumes encadernados.

  Na internet também se encontram comentários sobre semelhanças entre essa obra e o começo de Yu-Gi-Oh!! no mangá, antes do cardgame. Vejam esse vídeo.


Veja Também:

Nenhum comentário :

Postar um comentário