13 de setembro de 2024

5 mangás Body horror bizarros

O Garoto verme de Hidehi Hino

  O body horror é um subgênero do terror que foca na transformação grotesca, deformação ou mutilação do corpo humano. Essas obras exploram o medo que surge quando a integridade física é alterada de maneiras anormais, perturbadoras e dolorosas. Nos mangás, essa temática se destaca por conta da capacidade dos artistas de ilustrar com riqueza de detalhes as mudanças extremas no corpo de seus personagens, criando cenas de puro desconforto visual. Confira nessa lista cinco indicações de mangás body horror terrivelmente bizarros.

O Garoto Verme

O Garoto verme de Hidehi Hino
  O Garoto verme (Dokumushi Kozou no Original) é um mangá escrito e desenhado por Hideshi Hino,  mangaká conhecido como o autor mais polêmico do horror japonês e uma das grandes influencias de Junji Ito.  Este mangá é Uma adaptação muito livre de A Metamorfose de Franz Kafka, foi publicado originalmente no Japão em 1975 e é completo em apenas um volume.

O Garoto verme de Hidehi Hino

  O mangá conta a historia de um garoto solitário e incompreendido chamado Sanpei que é perseguido na escola e muito maltratado em casa, seus únicos amigos são os animais abandonados, insetos e até cobras que ele cria em seu esconderijo secreto em um lixão abandonado.  Mas quando esse menino é picado por um estranho verme, sua vida muda para sempre. O mangá não pega leve no terror do Sampei sofrendo uma grotesca transformação que afetará não só seu corpo como sua mente.

O Garoto verme de Hidehi Hino

   Um mangá é psicologicamente pesado.  Mesmo não se encaixando nos padrões da sociedade e sendo  desprezado e odiado devido a sua aparência e aos seus gostos, Sampei é um menino inocente e sonhador apesar de tudo.  Acompanhamos a trama através de seu ponto de vista e é impossível não sentir pena e raiva das pessoas normais.  Vivendo sua vida com quase nenhum momento de felicidade nosso protagonista sempre foi destinado a tornar-se um pária, transformado ou não.

  Quando acometido por uma doença terrível e inexplicável ele se transformará fisicamente no monstro nojento que sempre foi aos olhos de todos, nisso sua família aproveitará essa oportunidade perfeita de se livrar dele... E nós acompanhamos esse pesadelo até o final.

O Garoto verme de Hidehi Hino, Edição Brasileira.

  O Garoto Verme foi publicado no Brasil em 2008 pela editora Zarabatana Books, essa edição é muito rara de se encontrar.

Franken Fran

Franken Fran de Katsuhisa Kigitsu

  Franken Fran é um mangá seinen de comédia, horror e ficção científica, escrito e desenhado por Katsuhisa Kigitsu.  Foi publicado originalmente no Japão de 2006 até 2012 na revista Champion Red e completo em 8 volumes encadernados.

Franken Fran de Katsuhisa Kigitsu

     Fran Madaraki é uma garota artificial criada pelo super cirurgião e cientista louco Dr. Naomitsu Madaraki para ser sua assistente... Porém esse médico renomado e excêntrico está desaparecido e cabe a sua filha reanimada assumir o negócio da família.

  No mangá acompanhamos nossa protagonista realizar cirurgias incrivelmente complexas e experimentos médicos radicais, revivendo mortos, modificando corpos e transformando seres humanos de maneiras perturbadoras. Embora seu desejo seja ajudar as pessoas e seguir o legado do criador, seus métodos são muitas vezes moralmente questionáveis, levando a resultados imprevisíveis e grotescos.
 
Franken Fran de Katsuhisa Kigitsu

  Embora o body Horror seja mais facilmente associado a contos perturbadores de puro terror,  ele também pode ser trabalhado de maneira impactante em obras de tom mais leve.  Cada capítulo conta uma história que podemos apostar que terminará mal, que os personagens acabarão deformados, terrivelmente mutilados e com cicatrizes que carregarão para o resto da vida, se sobreviverem...

Junji Ito

Uzumaki de Junji Ito
  o mestre dos mangás de terror Junji Ito é um dos autores que mais explora o body horror nas seus obras, acompanhamos seus personagens acometidos por terrores psicológicos inimagináveis em um clima de tensão constante que nós prende a historia até que em uma virada de pagina somos impactados com uma representação física grotesca muito bem desenhada que materializa toda aquela loucura e desumanização de suas vitimas.

Uzumaki de Junji Ito
  Em Uzumaki, uma das obras mais populares e cultuadas, Junji ito nos conta a historia de um jovem casal de namorados testemunhando acontecimentos bizarros em uma pequena cidade de interior amaldiçoada por espirais.  Pelos olhos dos protagonistas vemos em muitos capítulos como a bizarra fixação por espirais que acomete a população os deforma física e mentalmente a população do local.
  Com destaque para a criatividade do autor que consegue explorar o tema espirais de formas diferentes e assustadoras ao longo de 19 capítulos.  Ninguém vê uma espiral da mesma forma depois dessa leitura.

  Não posso deixar de comentar nessa postagem um dos meus mangás favoritos do autor,  uma historia curta chamada...

Layers of fear

Layers of fear

  a historia começa alguns anos no passado onde acompanhamos um grupo de arqueólogos liderado pelo genial professor Soya,  eles descobrem uma série de camadas que lembram um rosto humano em uma área de escavações arqueológicas.  Ao investigar mais eles encontram um crânio que parece ter sido de uma criança e chegam a conclusão que aquele lugar possa ter sido um tumba.

  alguns anos depois acompanhamos as filhas do já falecido professor Soya que estão realizando uma viagem de carro.  Narumi e sua irmã mais nova Reimi, que sempre teve muito mais atenção e mimos por parte da mãe.  Após um grave acidente de carro Reimi e gravemente ferida e essa família descobre aquele antigo crânio que o professor levou pra casa para estudar os amaldiçoou.

Layers of fear de Junji Ito



Imomushi

A Largata de Suehiro Maruo

   Imomushi (A Largata em português) é um mangá de Suehiro Maruo,  mestre do gênero ero-guro (erótico grotesco), foi publicado originalmente no Japão em 2008 e completo em apenas um volume,  é uma adaptação de um conto homônimo do renomado escritor de horror japonês Edogawa Rampo de 1929.

A Largata de Suehiro Maruo

  No mangá acompanhamos o triste caso do tenente Sunaga, um herói da primeira guerra mundial que é repatriado depois de ser gravemente ferido em combate,  ele perdeu os braços e pernas e os ferimentos o tornaram surdo e mudo. Completamente invalido, seus cuidados ficam a cargo de Tokiko, sua belíssima esposa... que começa a sentir ódio e uma bizarra atração sexual por esse ser sofredor e deformado.

  A adaptação de Suehiro Maruo potencializa essa obra que explora tanto a violência extrema quanto a luxúria sexual.  Trazendo criticas ao nacionalismo japonês, imperialismo, militarismo e masculinidade.

O verão em que Hikaru morreu

O Verão em que Hikaru Morreu de Ren Mokumoku
  Hikaru ga shinda natsu é um mangá de terror Boys Love de autoria de Ren Mokumoku e publicado desde 2021 no aplicativo de mangá Young Ace Up da editora japonesa Kadokawa, ainda em publicação com 4 volumes encadernados até o momento.  No Brasil o mangá é publicado pela editora Panini com o titulo "O Verão em que Hikaru Morreu".

O Verão em que Hikaru Morreu de Ren Mokumoku

  A história se passa em uma pacata vila rural e acompanha dois melhores amigos de infância, Yoshiki e Hikaru. Até que um dia, Hikaru desaparece misteriosamente na floresta e é encontrado algum tempo depois, mas só Yoshiki, sendo seu melhor amigo, percebe que algo está diferente é o Hikaru que voltou não é o mesmo Hikaru que conhecia e ele começa a suspeitar que o corpo de seu melhor amigo está sendo habitado por alguma outra entidade.

O Verão em que Hikaru Morreu de Ren Mokumoku
  À medida que o enredo se desenrola, o mangá explora temas de identidade, perda, amizade e o medo do desconhecido, enquanto Yoshiki tenta lidar com o fato de que seu amigo não é mais o que era antes. A tensão só cresce conforme o mistério por trás da transformação de Hikaru vai sendo revelado, junto com eventos sobrenaturais e inquietantes que ocorrem na vila.

Veja Também:

Nenhum comentário :

Postar um comentário